Soweto

(Johanesburgo)

 

Johanesburgo

 

 

Soweto (de South-West Township, ou "Cidadela do Sudoeste") é um complexo urbano de Johanesburgo e a maior township da África do Sul. Em 2000, a Grande Johanesburgo foi dividida em onze regiões e Soweto ficou com duas dessas regiões.

Na rua Vilakazi, dois antigos moradores receberam o Prêmio Nobel da Paz: Nelson Mandela e o Arcebispo Desmond Tutu. As townships foram criadas na época do apartheid, para manter a população negra afastada dos brancos.

Atualmente, Soweto tem recebido muitos investimentos em infraestrutura e modernização. O turismo é uma grande fonte de renda para a região.

 

Acima, Hector Pieterson Memorial, em Orlando West, Soweto, dedicado à uma das primeiras crianças mortas durante o protesto dos estudantes de junho de 1976, contra a imposição do idioma africâner como oficial nas escolas sul-africanas. Durante os protestos, muitos estudantes foram mortos no país em confronto com a polícia do regime racista.

Embaixo, Hector Pieterson, 12 anos, sendo carregado por seu colega, Mbuyisa Makhubo, no dia do protesto, em foto de Sam Mzima. Antoinette, irmã de Hector, à esquerda na foto, trabalha hoje no Memorial.

Mais apartheid

 

Casas Soweto

 

Residências em Soweto (foto City of Johanesburgo).

 

Fans em Soweto comemoram, com vuvuzelas, a participação da África do Sul na Copa do Mundo 2010 (foto N. Ramela).

 

 

Johannesburg

 

Soweto

 

Hector Pieterson

 

 

Copyright © Guia Geográfico - África Turismo.

 

Fans

 

Mandela

 

Africa do Sul