A União das Comores é um país insular africano, banhado pelo Oceano Índico, no Canal de Moçambique. Seu território é formado por três ilhas principais: Njazidja (Grande Comore), Nzwani (Anjouan) e Mwali (Mohéli). São 795 mil habitantes (2016). A capital é Moroni, em Njazidja.
O Arquipélago das Comores, que inclui Mayotte (França), foi dominado pelos árabes, no século 12. No século 16, os portugueses foram os primeiros europeus a visitarem essas ilhas. Em 1841, a França ocupou Mayotte e, em 1886, passou a controlar as demais ilhas do Arquipélago. Em 1974, um plebiscito resolveu pela independência das Comores, exceto Mayotte, que é um departamento ultramarino da França. Os habitantes de Mayotte decidiram continuar franceses. O novo país foi formado em 1975, como a República Federal e Islâmica das Comores, atualmente União das Comores. Mas os conflitos continuaram nas ilhas nas décadas seguintes.
Acima, aspecto do Porto de Moroni (2008), capital das Comores. Embora tenha grande potencial turístico, as Comores sofrem com a instabilidade política. Embaixo, o mesmo porto, em 1855 (desenho de Lebreton).
◄ África
Parque Marinho de Mohéli, criado em 2001.
Praia em Mohéli.
Copyright © Guia Geográfico - África Turismo. |
Woodlouse
Daryl Wallace
Divulgação