Elefantes Africanos
São os maiores mamíferos em terra (a baleia azul é o maior animal do Planeta) e, normalmente, criaturas dóceis. Os comportamentos dos elefantes africanos são motivados, principalmente, por três fatores: alimentação, integração social com outros elefantes e evitar perigos. Os elefantes possuem um complexo sistema social e comunicam-se entre si através de sinais visuais, sinais táteis e um vasto repertório de sons. Comem durante cerca de 16 horas por dia e dormem durante três ou quatro horas.
Estima-se que existam cerca de 500 mil elefantes vivendo em liberdade, a grande maioria em áreas protegidas. Sua existência tem sido ameaçada pelos caçadores de marfim e a redução de seu habitat pelos humanos.
Os elefantes são os únicos sobreviventes de mais de 600 espécies gigantescas que habitaram a Terra há milhões de anos: os proboscídeos africanos. Deles descenderam também os mamutes e os mastodontes que chegaram até as Américas do Sul e do Norte.
A espécie africana (Loxodonta africana) é maior em tamanho que a indiana, ou asiática (Elephas maximus). Maiores que seus primos asiáticos, os elefantes africanos possuem orelhas maiores e chegam a medir 4 metros, até o ombro, e pesar mais de cinco toneladas.
Mais: Animais Africanos ►
◄ África
Elefantes Africanos.
Copyright © Guia Geográfico - África Turismo. |