Moçambique conquistou sua independência de Portugal, em 1975, e instalou um governo marxista. Os anos seguintes tiveram muita instabilidade política e guerras civis. Em 1990, uma nova constituição permitiu o multipartidarismo, com economia mais liberal. A capital é Maputo e a língua oficial é o português.
Por volta do século 10, o atual território de Moçambique era habitado por tribos bantu, quando foi ocupada por árabes que estabeleceram postos comerciais. Em 1498, o navegador português Vasco da Gama desembarcou na Ilha de Moçambique e foi recebido amigavelmente pelo sultão. Em sua segunda viagem, Vasco da Gama ocupou o território e retornou a Lisboa, em 1503, carregado de ouro. Nos anos seguintes, Moçambique tornou-se um dos principais portos portugueses na rota para as Índias.
O litoral do País, com 2.470km, possui praias paradisíacas e abriga portos importantes para a navegação no Oceano Índico. As principais cidades são Maputo, Beira, Quelimane, Chimoio, Tete, Nampula e Nacala. A população total é de 25 milhões de habitantes (2014).
Garotos jogam futebol na praia, perto de Maputo, capital de Moçambique.
O majestoso Hotel Polana, em Maputo, uma joia da época colonial portuguesa. Construído em 1922, projetado pelo arquiteto inglês Herbert Baker, com vista para a baía de Maputo.
Barragem de Cahora Bassa, instalações da hidrelétrica na bacia do Rio Zambezi, província de Tete, em Moçambique. Começou a ser construída pelos portugueses, em 1969. Sua operação, iniciada em 1975, sofreu com os conflitos da região, após a independência de Moçambique. O empreendimento foi totalmente revertido para o governo moçambicano em 2012. Atualmente é a principal fonte de energia elétrica do País, suprindo parte da demanda de países vizinhos.
Veja também: Angola ►
Trecho da ilha de Bazaruto, um parque nacional marinho na província de Inhambane, em Moçambique. A ilha abriga alguns resorts com boa infraestrutura para o turismo.
Igreja de Santo Antônio, do século 16, entre as construções remanescentes da colonização portuguesa em Moçambique. Fica na Ilha de Moçambique, província de Nampula, e está na lista da Unesco de patrimônios da humanidade. A ilha abriga vários outros patrimônios históricos da época dos portugueses.
Copyright © Guia Geográfico - África Turismo. |
Nicolas Dierckx
Fedor Selivanov
Lassara
Divulgação
Divulgação