A República da África do Sul divide-se em nove províncias: Eastern Cape, Free State, Gauteng, KwaZulu-Natal, Limpopo, Mpumalanga, Northern Cape, North-West, Western Cape. Cada província possui um conselho executivo e legislatura própria.
Antes da reestruturação administrativas de 1994, eram apenas quatro: Cape Province (Província do Cabo) e Natal, antigas colônias britânicas, Transvaal e Orange Free State, antigas repúblicas boers.
Em 1994, os bantustões foram extintos (veja quadro abaixo). A província Orange Free State tornou-se simplesmente Free State. Natal foi renomeada como KwaZulu-Natal, incorporando o bantustão de KwaZulu. A Província do Cabo foi dividida em Western Cape, Northern Cape, Eastern Cape e a metade ocidental de North West. Transvaal foi desmembrada em Limpopo, Mpumalanga, Gauteng e a metade oriental de North West.
Mais dados geográficos ►
Bantustões
Os bantustões ("homelands") eram territórios auto-governados por grupos étnicos negros, dentro da África do Sul, segundo a política do apartheid.
A intenção do governo racista sul-africano, que nomeava os líderes dos bantustões, tornou-se clara: os negros africanos pertenciam a estados estrangeiros na forma de bantustões, suas cidadanias sul-africanas foram revogadas.
Em 1976, a ONU condenou a organização dos bantustões. Esses territórios deixaram de existir em 1994 e foram reincorporados à África do Sul.
(Polokwane)
Províncias África do Sul
Cape Town e a Table Mountain vista da lagoa Milnerton.
Cango Caves, na província Western Cape (foto South African Tourism).
Campos de canola (uma variedade de nabo), em Western Cape (foto South African Tourism).
Províncias da África do Sul
Copyright © Guia Geográfico - África Turismo. |
(Bantustões)
South African Tourism