Rotas do Vinho
Vinho é uma importante indústria na África do Sul e um dos principais produtos de exportação agrícola. Estima-se que, em 2008, produziu-se 800 milhões de litros de vinho na África do Sul, metade destinada para exportação. São cerca de 4 mil produtores, resultando em mais de 250 mil empregos diretos e indiretos. As principais uvas da região são chenin, chardonnay, sauvignon blanc, viognier, para vinho branco, e cabernet, merlot, pinotage e shiraz, para vinho tinto.
O turismo nas regiões do vinho também é uma importante fonte de renda para o país. Fazem parte da rota do vinho sul-africano as regiões de Stellenbosch, Drakenstein, Witzenberg, Breede Valley, Breederiver Winelands e outras, principalmente na província de Western Cape.
História
As primeiras videiras da África do Sul foram plantadas em 1655 por Jan van Riebeeck, primeiro governador do Cabo. As vinhas foram importadas da França e Espanha. Em 1659 foi produzido o primeiro vinho com as uvas do Cabo. As primeiras plantações em larga escala surgiram em Roschheuvel, atualmente Bishopscourt, Wynberg.
Em Constantia foram produzidos os primeiros vinhos de qualidade reconhecida e no final do século 17 a industria do vinho começou a florescer na África do Sul.
Buitenverwachting wine estate, uma vinícola em Caledon, na rota do vinho de Walker Bay, na província de Western Cape (foto South African Tourism).
South African Tourism
Instalações da vinícola Steenberg, Stone Mountains, vale Constantia.
Boschendal Wine Estate nas montanhas de Simonsberg, Western Cape.
Vinícola Groot Constantia na Rota dos Vinhos da África do Sul.
Entrada da tradicional vinícola Blaauwklippen, em Stellenbosch.
Vinhedos da Riebeek Cellars, Swartland Wine Route.
Adega de maturação da Bergkelder, em Stellenbosch.
Copyright © Guia Geográfico - África Turismo. |
South African Tourism