Deserto do Saara

 

 

O Saara é uma planície desértica e pedregosa, responsável por aproximadamente 70% de todas as terras áridas do Planeta. Cerca de um quinto de sua superfície é formada por extensos campos de dunas de areia, mas existem partes com gramíneas e herbáceas, além dos oásis. Pode-se encontrar lebres, hienas, gazelas, pássaros, camaleões e cobras, além de outros animais adaptados ao deserto.

Situado na África setentrional, o Deserto do Saara é limitado a oeste pelo Oceano Atlântico, ao norte pela cadeia do Atlas e pelo Mar Mediterrâneo, a leste pelo Mar Vermelho e ao sul com o Sahel, uma área de transição de estepe semidesértica, que separa a África subsaariana do Saara. Abrange onze países africanos: Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Mauritânia, Mali, Níger, Chade, Sudão e o território de Saara Ocidental.

Em setembro de 1922, o Saara registrou a maior temperatura ambiente do mundo: 57,7°C, ocorrida na Líbia, em Al Aziziyah. À noite, porém, a temperatura cai bastante, chegando facilmente a 10°C.

No passado, há cerca de cinco milhões de anos, o Saara possuía farta vegetação e grandes mamíferos. Atualmente as precipitações de chuva são baixas, com média anual inferior a 150 mm, mas existem grandes reservas de água subterrânea. A região do Saara também possui muitas reservas de minerais, como ferro, cobre, manganês, cobalto, prata, ouro e outros.

 

Deserto Saara

 

África

 

Caravana

 

 

Niger

 

Campos de irrigação com pivots centrais, através de poços perfurados.

 

Deserto Libia

 

Deserto arenoso de Marzuq.

 

Oásis de Ubari

 

Formação rochosa

 

Oasis Saara

 

Imagens Africa

 

 

Caravana de dromedários cruzando o Deserto do Saara. Um antigo e tradicional meio de transporte da região.

 

Embaixo, região do Saara no sudoeste da Líbia. A região azul escura (centro da foto) é um deserto de solo rochoso erodido, com cerca de 75km de largura (NASA, março 1990).

 

Monte Uweinat (Gabal El Uweinat) visto do espaço, no Deserto da Líbia, parte do Saara, na fronteira com Egito. Essa montanha de granito, cercada de areia (USGS, 2002).

 

Formações de arenito no deserto da Argélia.

 

Vila de Taghit no deserto do Saara com sua arquitetura típica saariana. Um oásis no oeste da Argélia com grandes dunas e palmeiras em volta (CIA).

 

 

Parques Africa

 

Mauritania

 

Deserto Namibia

 

Copyright © Guia Geográfico - África Turismo.

 

sahara

 

Africa

 

Africa Globo

 

 

Deserto do Saara

 

 

Libia