Saara Ocidental
O Saara Ocidental é um território de 266 mil km² no noroeste da África, com litoral de 1.110 km banhado pelo Oceano Atlântico. Capital El Aaiún.
Na Idade Média, esse território era ocupado por beduínos árabes. No século 15, seu litoral foi explorado pelos portugueses. Em 1434, o navegador português Gil Eanes dobrou o Cabo Bojador (Boujdour), um marco na exploração portuguesa da costa da África.
Em 1884, esse território tornou-se parte das antigas possessões espanholas do Saara Ocidental. Em 1976, a Espanha retirou-se do território. No mesmo ano, dois terços do território foi anexado por Marrocos e o restante, em 1979.
Desde os anos 1960, existia um movimento para a libertação do Saara, que tomou, em 1973, o nome de Frente Polisário (Frente Popular de Liberación de Saguía el Hamra y Río de Oro). Esse movimentou adotava táticas de guerrilha, que terminou, em 1991, com um cessar-fogo negociado com a participação da ONU. Como parte do processo de paz, um referendo deveria ser realizado para decidir pela independência do Saara Ocidental ou pela sua anexação ao Marrocos. Mas ainda não houve acordo sobre as condições de tal referendo.
Uma faixa no interior do Saara Ocidental, com cerca de 20% do território, é dominada pela Frente Polisário, com a denominação de República Árabe Saaraui Democrática.
Mesquita em Dakhla, uma das principais cidades no litoral do Saara Ocidental (antiga Vila Cisneros), sob o controle marroquino.
Cidade de Bojador (Boujdour), junto ao histórico Cabo Bojador, dobrado pelos portugueses, em 1434.
◄ África
Guerrilheiros da Frente Polisário, em 1980 (foto Robert la Roche).
Copyright © Guia Geográfico - Territórios Africanos. |
Saara Ocidental
Foto Radosław Botev
Foto Radosław Botev